quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nossos Índios

Fotos: Reginaldo Tracajá

Eles também fazem parte de nossa história, estamos falando dos índios Kiriri e Tuxá.

Os índios da tribo Kiriri ocupam uma área de 12.320 hectares, localizada em nosso município, são aproximadamente 2.500 índios subdivididos em 7 (sete) comunidades indígenas: (Mirandela) Sacão, Cacimba Seca, Canta-Galo, Lagoa Grande, Baixa da Cangalha, Marcação e Picos. Esses são os núcleos tradicionais. Cada comunidade tem um conselheiro para ajudar o cacique na organização e aconselhar os índios quando for necessário. Além do pajé e o Chefe de Posto da FUNAI. Eles vivem basicamente da roça, da pesca e da agricultura através do plantio do milho, feijão, mandioca, melancia, abóbora, quiabo e da colheita da castanha. No artesanato destacam-se os trabalhos com a cerâmica a fibra e o cipó.

Segundo os índios mais velhos o nome Kirirí tem seu significado relacionado a uma árvore KIRI, muito comum nas matas indígenas.

Outra tribo do município, porém mais nova e com aproximadamente 10 família, é a Tribo Tuxá que fica numa área entre o povoado Salgado e a Fazenda Sítio, assim como os Kiriris, os Tuxás vivem basicamente da roça, da pesca e da agricultura através do plantio do milho, feijão, mandioca, melancia, abóbora, quiabo e da colheita da castanha, o artesanato também é destaque na tribo, eles chegaram em Banzaê vindos do município de Rodelas.

Índios On Line

 Pesquisado por: Bruno Matos Cezar

Um comentário:

  1. Achei lindo a sua disposição para contar sobre a sua cidade. Deve ser emocionante conviver com uma tribo indígena. Invejo você!

    ResponderExcluir