Foto: Ricardo Dias
Varneci Nascimento, filho do Povoado Salgado, nasceu em abril de 1978, sendo seu pai, Aloncio Chaves, este também cordelista, e sua mãe, Rita Evangelista, a família de cordelistas conta também com seu irmão, Vital Macedo.
Formado em História pela (UEPB), Varneci herdou do pai a facilidade de produzir versos, tratá-los com carinho e sutileza, sobretudo aqueles que comungam à mesa do cordel.
Autor de mais de trezentos poemas, sendo mais de 90 obras publicadas, dialoga com as clássicas histórias da poesia do povo.
É palestrante sobre a arte do cordel, e já publicou seus livros pelas editoras Panda Books, Nova Alexandria e Luzeiro, e entre seus clássicos estão: O pequeno Polegar; A escrava Isaura (adaptação para o cordel); O Massacre de Canudos.
Pela Editora Areia Dourada lançou; O encontro dos diferentes; Jesus a experiência humana (prosa),; Entre lágrimas e sorrisos; Paulo Freire um educador diferente; Diálogo de Santa Rosa com Varneci pelo WhatsApp, este último adotado pela Prefeitura de São Paulo em 2022.
Em uma publicação em seu perfil no Instagram, no dia 13 de dezembro de 2024, o mesmo descreveu a seguinte mensagem e citou alguns de seus prêmios, veja:
São mais de 20 anos atuando no ramo da poesia, especificamente na área literária cordelística. Tem sido prazeroso, ao mesmo tempo desafiador, construir essa casa para me abrigar, colocar tijolo sobre tolo, cuidar das paredes da obra, pintar cada livro com rima, beleza e num lampejo inspirado pelas musas, uma pincelada de poesia. Rebocar as lacunas, alinhar as paredes da narrativa, esquadrinhar cada estrofe e manter meu pacto com o cordel de não maltratá-lo, nem ele me deixar passar fome.
Reconhecer-se escritor é um trabalho difícil porque devemos fazê-lo na dosagem certa sob pena de nos endeusarmos ou cairmos no esgoto da desilusão bem como nos afogarmos na lama da presunção.
Considero-me um autor de sucesso, pois tenho mais de cem títulos publicados, duzentos e cinquenta mil exemplares vendidos, além de ter sido premiado por várias instituições brasileiras. Os militantes da área cultural, se esforçarem na produção de um trabalho de qualidade, sabem que o reconhecimento é um alento na construção da carreira a fim de solidificar a estrada a ser pisada com segurança.
Sou grato primeiro a Deus, e segundo aos leitores e leitoras que consomem meus escritos, sem contar aqueles e aquelas que ainda divulgam para os amigos e amigas. Fui agraciado em várias ocasiões, isto só aumenta a responsabilidade como escritor.
Trabalhos premiados
• Premiação como Mestre da Cultura pela Secretaria Municipal de Cultura, da cidade de São Paulo em 2023;
• Premiação como Mestre da Cultura, pelo Ministério da cultura;
• A saga do nordestino em São Paulo. (Primeiro lugar no Concurso promovido pelo CTN Centro de tradições nordestinas em 2011);
• Os martírios de uma mãe pelo filho drogado, (Prêmio mais Cultura Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura em 2010);
• Cangaço um movimento social (Concurso Nacional promovido pelo Metrô de São Paulo);
• O amor vence o racismo (Concurso Nacional promovido pelo governo do estado da Bahia, segunda colocação).
Para saber mais sobre nosso poeta cordelista e acompanhar de perto seus trabalhos e publicações, visite o Blog Literatura de Cordel VARNECI CORDEL.
Pesquisado por: Bruno Matos Cezar
Informações de seu Blog e Instagram