quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Prefeitos (as) e Vices

Jailma e Vera, atual prefeita e vice

Está publicação começa com um destaque que chama a atenção, a primeira ATA registrada na Câmara de Vereadores, na Posse do primeiro prefeito, vice-prefeito e primeiros vereadores de Banzaê, foi redigida pela atual prefeita Jailma Dantas.

Desde a Emancipação, foram quatro os administradores do município, sendo dois homens, Sr. Edval e Zé Leal, (este último prefeito duas vezes), e duas mulheres, a atual Jailma Dantas em seu quarto mandato e ex. Patrícia Almeida.

No cargo de vice-prefeito (a), temos a atual Vera Lúcia, que é a primeira de nossa história e quatro homens exerceram a função, José Wilson (Têca) e Uindson Dantas (Cicinho), estes duas vezes; Erivaldo Calasans (Rico) e Hamilton Viana, estes uma única vez.


1° Executivo de 1990 a 1992

Edval Calasans de Macedo (Seu Divá)
Prefeito

Uindson Dantas de Souza (Cicinho)
Vice-prefeito

2° Executivo de 1993 a 1996

José Ribeiro de Moraes (Zé Leal)
Prefeito

Hamilton Dantas Viana
Vice-prefeito

3° Executivo de 1997 a 2000

Jailma Dantas Gama Alves
Prefeita

Uindson Dantas de Souza Cicinho
Vice-prefeito

4° Executivo de 2001 a 2004

 José Ribeiro de Moraes (Zé Leal)
Prefeito

Erivaldo Cardoso Calasans (Rico)
Vice-prefeito

5° Executivo de 2005 a 2008

Jailma Dantas Gama Alves
Prefeita

José Wilson Pereira de Souza (Têca)
Vice-prefeito

 6° Executivo de 2009 a 2012

Jailma Dantas Gama Alves
Prefeita

José Wilson Pereira de Souza (Têca)
Vice-prefeito

 7° Executivo de 2013 a 2016

Patrícia Nascimento Almeida
Prefeita

Maria Veralucia Gama Moraes (Vera)
Vice-prefeita

 Atual - 8° Executivo de 2017 a 2020

Jailma Dantas Gama Alves
Prefeita

Maria Veralucia Gama Moraes (Vera)
Vice-prefeita



Disputas

Patrícia, Jailma, Zé Leal e Edval

1989

A chapa Edval e Cicinho venceu o pleito contra Antônio Bernardo da Costa Filho (Tonho de Totinha) que tinha como companheiro de chapa Seu Benício do povoado Salgado numa eleição disputada em 15 de Novembro de 1989, na ocasião a população banzaeense votou também no 2º Turno da Eleição Presidencial que elegeu Fernando Collor de Melo como primeiro presidente do Brasil após o Regime Militar e as Eleições Indiretas de 1985. Os vencedores foram empossados em 01 de Janeiro de 1990.
.
1992

A chapa José Ribeiro de Moraes (Zé Leal) e Hamilton Dantas Viana venceu a disputa contra Cicinho e José Ferreira Peixinho (Zé Peixinho). Os vencedores foram empossados em 01 de Janeiro de 1993.

1996

Neste pleito foi eleita a primeira prefeita do município Jailma Dantas Gama Alves que teve como companheiro de chapa Cicinho e na ocasião eles venceram a chapa formada por Erivaldo Cardoso Calasans (Rico) e João César. Os vencedores foram empossados em 01 de Janeiro de 1997.

 2000

Nesta eleição Zé Leal foi eleito novamente prefeito do município, tendo como companheiro de chapa Rico, eles venceram a chapa situacionista que disputava a reeleição formada por Jailma e Cicinho. Os vencedores foram empossados em 01 de Janeiro de 2001.

2004

Este pleito foi marcado pela volta de Jailma a administração do município como candidata da oposição, tendo agora como companheiro de chapa o então vereador José Wilson Pereira de Souza (Têca), eles venceram a chapa da situação formada pelo então vice-prefeito Rico e o então vereador Zé Peixinho. Os vencedores foram empossados em 01 de Janeiro de 2005.

2008

A dobradinha Jailma e Têca disputou o pleito e venceu a chapa oposicionista formada pelo então vereador Hamilton Viana que teve como companheiro de chapa o ex-prefeito Zé Leal. Os vencedores foram empossados para um novo mandato em 01 de Janeiro de 2009.

2012

Como tinha cumprido dois mandatos consecutivos à frente do município, Jailma não poderia disputar este pleito e assim indicou como candidata a segunda prefeita da história de Banzaê, a professora Patrícia Nascimento, hoje secretária de Assistência Social.

Patrícia teve como companheira de chapa a primeira vice-prefeita da história Veralucia e elas venceram a disputa contra o então vereador Edson Brito que teve como companheira de chapa a professora Cássia Matos. Os vencedores foram empossados para um novo mandato em 01 de Janeiro de 2013.

2016

Nesta eleição, Patrícia Nascimento não quis concorrer à reeleição e a ex-prefeita Jailma Dantas que coordenava um programa estadual no Governo do Estado, pediu exoneração para ser novamente a candidata da situação, a companheira de chapa dela continuou sendo Veralucia que concorreu à reeleição no cargo de vice e elas venceram a chapa da oposição formada pelo ex. vice-prefeito Cicinho que teve como companheiro de chapa Dr Paulo Brito, sobrinho do ex-vereador Edson Brito que a primeiro momento era o candidato à vice e teve sua candidatura impedida pela Justiça Eleitoral. 
Os vencedores foram empossados para um novo mandato em 01 de Janeiro de 2017.


pesquisado por: Bruno Matos Cezar
Foto: Facebook da Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário