terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hidrografia, Topografia, Vegetação e Clima

Nossa Hidrografia
 Lagoa da Baixa

Em Banzaê destaca-se a Bacia Hidrográfica de Itapicuru e os seguintes Riachos: Riacho Baixa do Tubarão, Riacho do Camamum, Riacho Maçacará e Riacho Ribeira. Dispõe dos seguintes lagos: Lagoa de Dentro, Lagoa do Batico, Lagoa Grande, Lagoa do Retiro, Lagoa do Camboatá, Lagoa do Mirante Lagoa Nambi e perfuração de cinco poços artesiano.


Nossa Topografia

 Pedra Furada (Maior símbolo turístico do município)

Banzaê se encontra cercado por serras, destacando-se a Serra da Cangalha na área indígena, onde é explorado a areia colorida que é muito usada pelos turistas para decoração. Outra serra que merece destaque é a da Pedra Furada, situada a cerca de 4 km da sede (Banzaê).

Outras serras de destaque são, a Serra do Cipó, a Serra do Piauí, a Serra dos Picos, a Serra dos Guigós e o Alto do Santo Cruzeiro.


Nossa Vegetação

A Vegetação predominante é a Caatinga, Cerrado e Floresta estacional. Encontramos também o campo que é formado por vegetação rasteira.

Existem árvores distorcidas, frondosas bem próximas uma das outras como o Cedro e o Tamburil, destaque-se os cajueiros, mangueiras, pinheiros, umbuzeiros, acerola, laranja, banana.


 Nosso Clima

O tipo de Clima é o semi-árido, com temperatura média anual de 25°C; máxima de 29,5 °C; e a mínima de 20, 5°C, com período chuvoso de maio a julho e alto risco de seca por estar totalmente o polígono da seca.


Pesquisado por: Bruno Matos Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário