sexta-feira, 11 de março de 2011

Hidrografia, Topografia, Vegetação e Clima




Hidrografia

Destaca-se a Bacia Hidrográfica de Itapicuru, os Riachos Baixa do Tubarão, Camamum, Maçacará e Ribeira e as Lagoas de Dentro, Báltico, Grande, Retiro, Camboatá, Mirante e Nambi.

Topografia

O município encontra-se cercado por serras, destacando-se a Pedra Furada, situada a cerca de 4 km da Sede, nosso maior símbolo turístico, outro destaque é a Serra da Cangalha na área indígena, onde é explorado a areia colorida que é muito usada para decoração.

Outras serras: Toca Grande, Cipó, Piauí, Gancho, Doroteia, Arrasta Bunda, Picos, Guigós, Alto do Santo Cruzeiro, além das várias formações rochosas no Retiro, Engenho Velho, Camboatá e Tamburil.


Vegetação

É predominante da Caatinga, Cerrado e Floresta estacional. Encontramos também o campo que é formado por vegetação rasteira.

Existem árvores distorcidas, frondosas bem próximas uma das outras como o Cedro e o Tamburil, destaque-se os cajueiros, mangueiras, pinheiros, umbuzeiros, acerola, laranja e banana.


Clima

O tipo de Clima é o semiárido, com temperatura média anual de 25°C; máxima de 29,5 °C; e a mínima de 20, 5°C, com período chuvoso de maio a julho e alto risco de seca por estar totalmente o polígono da seca.

Informações colhidas na Secretaria Municipal de Educação e Google!


Pesquisado por: Bruno Matos Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário